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O MARKETPLACE VERTICAL

June 19, 2017

 

Como profissional focado em marketplaces, tenho observado as movimentações relacionadas a este modelo de negócios no mundo todo, não apenas no Brasil.

 

Talvez seja desnecessário falar aqui sobre as vantagens do modelo de negócio definido como marketplace online, mas gostaria de dar aqui a minha definição pessoal, que é:

 

“LOCAL ÚNICO QUE UNE FORNECEDORES AOS CLIENTES.”

 

É uma definição ampla demais? Talvez, mas traga isto para as infinitas possibilidades que o mercado de vendas online nos dá e imagine o seu próprio negócio (ou sua ideia de negócio) dentro deste contexto. Você no centro, intermediando negociações entre os fornecedores e os clientes finais. Faz sentido para o seu modelo de negócio?

 

Em 2014 eu estava na Argentina em um encontro de profissionais de Marketing Digital e fui convidado para participar de um Hangout sobre marketplace, onde iria bater papo com o Head da Rakuten no Brasil na época.

 

Confesso que não sabia bem o que era marketplace, e foi ali que que dei meus primeiros passos. Para explicar o que é um marketplace, o Head da Rakuten fez a comparação mais conhecida no mercado, a de shopping online.

 

Pois bem, um shopping tende a ser uma operação horizontal, agregando lojistas (fornecedores) de diversas categorias de produtos, para atender diversos tipos de públicos (clientes).

 

Amazon e similares como Ebay, Ali Express, Wish são marketplaces horizontais e atendem um grande número de pessoas e seus diversos interesses pois tem um catálogo astronômico de produtos e podem atender praticamente qualquer cliente.

 

Em contrapartida, qual o custo deste tipo operação? É para “qualquer um”? É só ter uma plataforma tecnológica, sellers (que neste contexto significam produtos) e as vendas vão acontecer?

 

- “Ah, Rafael, claro que tem que ter investimento em mídia também, óbvio”!

 

Isso, claro, também.

 

Mas me diga: - Por que encarar os gigantes de frente? Não há outro caminho que traga lucratividade e liquidez?

 

O problema dos mercado horizontais é que já há vencedores e é uma tarefa odiosa perturbar o ecossistema já estabelecido.

 

Vamos pensar agora nos marketplaces de nicho, que, tecnicamente falando, podem ser classificados como um marketplaces Verticais, ou seja, é possível se concentrar em um conjunto restrito de produtos e ter um negócio viável e rentável.

 

Uma vez que um marketplace oferece um conjunto específico de produtos para um público restrito de consumidores, torna-se um modelo ideal quando se trata de obter liquidez com maior facilidade (veja bem: MAIOR facilidade. Não há negócio fácil).

 

Por que colocar seu dinheiro em Marketplaces nicho?

 

O mercado de nicho se concentra nas fraquezas de mercados horizontais e foca intensamente em produtos e serviços que atendam o seu público alvo, sendo assim conseguirá dar uma melhor experiência ao cliente.

 

Pense agora no AirBnb e no Uber.

 

Ok, não são marketplaces de varejo, mas analise o aspecto de que eles se propõe a atender um mercado específico. Fazem pouco, mas fazem com excelência.

 

Há no Brasil diversos marketplaces verticais, mas que se espelham nos horizontais, consequentemente deixam de observar e trabalhar exatamente nos diferenciais competitivos que podem ter sobre estes grandes e pesados marketplaces horizontais.

 

Estou trabalhando no desenvolvimento de um marketplace vertical em que estamos fazendo exatamente o que prego neste artigo, o foco nas vantagens competitivas da verticalidade, e gostaria de destacar uma destas vantagens aqui, que é a importância do seller.

 

Tão importante quanto o cliente final, o seller não faz um favor ao oferecer seus produtos no marketplace. Ele é parte fundamental da cadeia, e deve ser visto e atendido desta maneira. O seller é também cliente do marketplace, afinal, quem é que paga a comissão?

 

Por outro lado, os sellers precisam ser mais pró-ativos quando vendem em sites de nicho, pois também devem ser especialistas nos produtos específicos do público alvo. O marketplace deve dar condições para o seller trabalhar lhe oferecendo tecnologia que facilite a gestão e suporte que atenda as suas demandas.

 

Este ponto específico é trabalhado fortemente nos projetos em que a Marketplace Brasil é contratada para desenvolver. A importância do seller quero tratar mais profundamente em outro artigo.

 

Comunicação e conteúdo

 

A comunicação e o conteúdo oferecido pelo marketplace vertical será muito mais assertiva, visto que que se o marketplace atende um nicho específico, este deve conhecer profundamente as necessidades e a linguagem do cliente final que busca atender.

 

Conclusão

 

 

Na verticalidade temos mais facilidade de focar e atender as demandas dos principais stakeholders do marketplace, além de uma ser uma operação muito mais enxuta e focada. É possível abraçar o mundo de forma horizontal, mas deve-se ter braços para isso.

 

Nós da Marketplace Brasil estamos preparados para desenvolver projetos verticais e horizontais de marketplace. Fale conosco e solicite um estudo gratuito do seu projeto de marketplace clicando AQUI, ou escrevendo diretamente para rafael@marketplacebr.com.br.

 

 

Rafael Colombo Dias

www.marketplacebr.com.br - Celular. 51-99227-8008

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