Por que a regulamentação do BACEN é boa para o mercado de MARKETPLACES

June 20, 2017

Há algumas semanas o mercado tem discutido amplamente sobre a regulamentação dos Marketplaces pelo Banco Central do Brasil (BACEN) – os prazos, as regras, as definições geraram muitas dúvidas e receios, principalmente por parte dos marketplaces.

 

Aqui neste artigo você pode entender um pouco mais sobre a Circular 3.815 de dezembro 2016 e o prazo de 04 de setembro de 2017 para implantação da Grade única de Liquidação

 

“Vale a pena entender qual foi a preocupação do BACEN ao editar as normas das quais falamos acima. De um modo geral, o objetivo do Bacen é diminuir os chamados risco de crédito e risco sistêmico. Trocando em miúdos: o risco de um valor se perder por falta de liquidez (pagamento) de algum participante da operação e o risco de um efeito dominó ocorrer no mercado se uma instituição quebrar e não conseguir pagar as outras instituições.” – Ana Capelhuchnick no artigo acima citado.

 

A partir do entendimento do BACEN podemos verificar que há bastante sentido nessa preocupação, visto que os marketplaces, por sua natureza, são intermediadores de negócios.

 

Os pagamentos feitos pelo cliente final são feitos aos marketplaces, que por sua vez, respeitando prazos contratuais, são repassados ao sellers.

 

Gerenciei uma loja online cujo faturamento em marketplaces girava em torno de 5MM mês, sendo 40% deste resultado em apenas um dos players.

 

Quando recebíamos os repasses financeiros, a maioria dos clientes já havia recebido a sua compra, ou seja, nós dávamos crédito ao marketplaces e esperávamos a liquidação através do repasse. Esse é o procedimento natural.

 

Em certa ocasião tivemos a oportunidade de faturar em 20 dias, através de uma ação nacional,  o equivalente ao faturamento de 45 dias, em apenas um marketplace, o qual ainda não havíamos trabalhado. A presidência da empresa decidiu por não participar da ação, pelo simples fato de que não tínhamos garantia nenhuma de que iríamos receber o repasse financeiro (a não ser a garantia contratual), não conhecíamos a saúde financeira da empresa, apesar de ser uma empresa com boa reputação, mas a interpretação naquele momento é de que não valia o risco. E se o marketplace fechasse suas portas no mês seguinte?

 

O MERCADO

 

A Marketplace Brasil recebe diariamente solicitações de orçamento para novos projetos de marketplace. Muitas ideias são válidas e excelentes, mas não há potencial financeiro por parte do empreendedor para garantir a saúde da operação por um tempo mínimo necessário. Como eu, como consultor, poderia colocar meu nome em um projeto destes? Como os sellers vão dar créditos A estes marketplaces? Já pensou no risco de um marketplace fechar as portas e sua empresa não receber o repasse? O que aconteceria com sua empresa caso isso acontecesse?

 

CONCLUSÃO

 

Considerando isto, a regulamentação do Bacen vem para dar um pouco de segurança ao mercado, aos stakeholders relacionados à marketplaces, principalmente aos Sellers. Vai dar um pouco de trabalho aos players que já estão no mercado, mas por outro lado vai regular um mercado que está em crescimento exponencial, e precisa ser seguro.

 

Rafael Colombo Dias

rafael@marketplacebr.com.br

www.marketplacebr.com.br

Cel. +55 51 99227-8008

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

A Marketplace Brasil Mudou - Conheça nossos novos serviços Cross-border

April 12, 2020

1/4
Please reload

Posts Recentes